O desempenho da equipe é reflexo do seu líder, aqueles que não sabem liderar, motivar, organizar processos e cumprir prazos, podem até levar o negócio ao fracasso. Por essas razões, ser um bom gestor se torna fator decisivo na competitividade das organizações.
Dentro da equipe, você é um profissional que se destaca. Chega sempre no horário, fica até um pouco mais tarde quando é necessário, tem um bom relacionamento com os colegas do setor e com os demais da empresa. A qualidade do seu trabalho é reconhecida como exemplar, e além de entregar suas produções dentro dos prazos, você ainda tira tempo para orientar e ajudar os colegas que, eventualmente, precisam de ajuda. Até que um dia você é surpreendido – é promovido a gestor do setor. Você fica feliz pelo reconhecimento, mas será que ter talento para lidar com pessoas, cumprir prazos e se destacar dos demais são fatores suficientes para estar à frente, no comando da equipe?
Até então, você era responsável apenas por seus resultados, a partir da promoção, será responsável pelo resultado dos demais. Mas, como fazer isso sem perder o controle, sem deixar a produtividade e a motivação dos colaboradores cair? Como lidar com os medos e inseguranças por assumir a nova posição? Será que você tem disposição para encarar tal complexidade? Afinal, como se tornar um bom gestor, gerente ou líder de equipe?
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CARACTERÍSTICAS DO PERFIL IDEAL
Muito se fala sobre existir, ou não, um perfil ideal de gestores e/ou líderes, já que não basta apenas ter as características essenciais a tais posições. As interferências externas são muitas e não há como separá-las da equipe que gerenciam ou lideram. Aspectos como perfil dos profissionais que compõem a equipe, a cultura da empresa e até mesmo o momento presente vivido por cada membro dessa equipe pode influenciar o desempenho e o estilo de gestão ou liderança adotado, tornando-o mais ou menos eficaz.
Ainda assim, podemos dizer que, de modo geral, os líderes e gestores devem possuir determinadas características, consideradas essenciais para realizar uma boa gestão, tais como: ser visionário, estrategista, carismático, influenciador, ousado, íntegro, assertivo, persuasivo, resiliente, empático, capaz de estimular os liderados a agirem com velocidade e senso de urgência elevado para tomar decisões e imprimir um ritmo mais acelerado na gestão de negócios, ressalta o diretor presidente da Caliper Estratégias Humanas do Brasil Ltda, José Geraldo Recchia. “As características de personalidade são os principais influenciadores. É a ‘matéria-prima’ que rege todos os nossos comportamentos”, afirma.
Ele diz que a partir dessa base, cada um tende a ter determinados comportamentos frente a uma situação ou estímulos. Claro que, por analogia, como na mistura para um bolo, sendo a farinha essa tal matéria-prima e principal componente, que sozinha não irá se transformar em um apetitoso quitute, pois necessita de outros elementos como o leite, açúcar, ovos, etc., também em nossos comportamentos as características de personalidade são a base, mas recebem a influência de outros fatores na hora em que uma pessoa se comporta de uma determinada forma, como por exemplo, as experiências anteriores relativas ao mesmo comportamento – punições e recompensas obtidas -, a opinião dos amigos, a família, a cultura da empresa, os conhecimentos técnicos, o estilo do gestor.
FONTE: Pauline Machado, Revista Gestão e Negócios